
COMO ESCOLHER O ÓLEO CERTO?
O óleo hidráulico é um fluido não compressível que desempenha um papel vital no bom funcionamento dos sistemas hidráulicos. Além de seu papel principal na transferência de energia e calor nos sistemas hidráulicos, ele tem algumas funções secundárias – remoção de contaminação, vedação e lubrificação.
O óleo hidráulico tem uma ampla variedade de aplicações. Ele aciona empilhadeiras e separadores de toras, permite que os pilotos controlem sistemas vitais dentro das aeronaves e garante o funcionamento adequado dos freios hidráulicos em tratores e outros equipamentos agrícolas.
Os fluidos hidráulicos podem ser minerais (extraídos de depósitos naturais de petróleo que passaram por um processo de refino) ou sintéticos (projetados por síntese química).
A importância de escolher o óleo hidráulico certo
Usar o tipo certo de óleo pode melhorar a eficiência e reduzir o desgaste, o que significa usar menos combustível e prolongar a vida útil do seu equipamento.
Há três propriedades essenciais a serem lembradas ao escolher um óleo:
• Multigrade ou monograde
• Detergente ou sem detergente
• Anti-desgaste ou sem anti-desgaste
Óleo hidráulico multigrade ou monograde
O teor de um óleo descreve como a temperatura afeta sua viscosidade ou espessura. Um óleo multigrade manterá a viscosidade sob uma faixa maior de temperaturas, por isso é ideal para equipamentos que precisam lidar com extremas mudanças climáticas e para dar partida em motores em baixas temperaturas. Os óleos monógrados são aconselhados para os motores que funcionam continuamente.